junho 15, 2011

Mariana e as Borboletas Azuis

Às 13:00 horas a Mariana desce do ônibus escolar e fica na porteira do sítio até o veículo sumir no horizonte e ela poder entrar sem dor na consciência de não ter se despedido direito dos coleguinhas e do seu Jucá – o motorista!
A minha pequena entra e não parece uma menina de 9 anos, ela chega desenvolta, falando de como foi a aula de Ciências, que ela foi apresentada a vários insetos legais e que quer discutir coisas de bicho comigo!

Eu tento esconder meu orgulho e curiosidade e anuncio que ela precisa tomar banho e almoçar, mas quando vejo o bico de desapontamento, não resisto e a levo para a “salinha das coisas impossíveis” nome que a pequena deu ao misto de escritório com laboratório zoobotânico! Mostro a Mariana que nesse momento dedico minhas horas vagas para estudar as borboletas azuis, raras na natureza e que vivem apenas 24 horas! É lindo ver aqueles olhos brilhando e tentando entender tudo que tento explicar; eu corto a cena e rapidinho já estamos subindo as escadas para o banho.
Nada como ser bióloga e ter uma filha como a minha, que parece já nasceu com “chip” para comer verduras e frutas e peixes e tudo que é natural, mas ela sempre dá um jeito de perguntar das aladas!
Almoçadas, fomos para o escritório-laboratório, uma sala ampla com janelas largas rodeando o espaço, com vista para o jardim e a Mariana pega minha lupa e corre para as caixas entomológicas e vai remexendo em tudo e perguntando:
- Mãeeeeeêee o que é hexápodes? – São insetos que possuem 6 patas no total, 3 em cada lado do corpo filha!

- Mais as Borboletas são lindas mãe! Como podem ser insetos hexápodes? – Ah filha, vamos contar as patinhas delas, são lindas sim mas teem patinhas na mesma quantidade da barata, da joaninha, do mosquito e de outros também!

- Mãaaêee posso ser sua assistente? Eu juro, juro mesmo, olha para os meus dedinhos mamãe; juro que trato bem das borboletas! Posso até cantar para elas já que seremos amigas!

- Ai filha que lindo isso! E que música cê vai cantar para elas serem suas amigas?

- Uma que diz que eu sou maravilhosa! – Nossa filha que tudo! Sortudas a s Borboletas viu!


Nenhum comentário: