outubro 30, 2007

O Brazil il il quer Ser Grande

Comovente a outorgação do Brasil (zil) como sede da World Cup´2014. Vocês notaram, por exemplo, como na reta final do embate, passamos los hermanos Argentinos. Ok, ok não cheirei nada só quis demonstrar minha felicidade de quanto gostei do evento que nomeou o único candidato (e olha q eles ainda são pagos pra isso!!). O mais legal foi a gaff jornalística e histórica de nosso Presidente (o Molusco) que se referiu ao pênalti “marcado" pelo Michel Platini na copa de 86 (ué ele num tinha perdido? !). Vai saber, vai ver eu é que tava distraída. No entanto, o Evento também será bom para o BRAZIL, o aporte de dimdim vindo da Europa e outros centros econômicos, será supimpa! Sem falar lógico a galera Brazuca entusiasmada e fabricante do mais bem sucedido produto nacional – o PIRATEX – sem falar que se essa copa chegar em junho quem sabe o Estado, os Municípios e os Colégios Particulares não repensem o calendário sagrado de aulas, iup! Gostaria de saber da galera que reformará, construirá os novos estádios (modernérrimos) se será igual às obras para os jogos Pan-Americanos 2007 que nos fizeram passar a maior vergonha, alguns atletas treinaram em meio a parafusos, pregos e barulho externo as atividades praticadas por eles.
Vamos lá, eu gosteeeii de verdade, em primeiro por que sou Brasileira e Não Desisto Nunca, em segundo, por que tudo o que é ruim ou péssimo tem o seu lado bom ou ótimo e vice-versa, em terceiro, por que toda temporada de copa digo que não vou torcer, não vou nem assistir, mas baixa a porção patriota , enganada e iludida de que o meu time será o campeão com heroísmos e glórias. Quem mandou eu estudar em colégio que antes da aula, mandava a gente pro pátio pra cantar o Hino Nacional \o/, só podia dar nisso. Hoje o Lula deu uma amostra disso ele já sabe com antecipação de 6 anos e 7 meses que o Brasil estará na final da copa – ele não quis soltar o verbo inteiro, mas eu pesquei pela leitura psicológica que ele quis dizer, Brasil 5 x 2 Argentina – só pra aumentar a nossa agonia se formos desclassificados pelos hermanos huahuahau. Nada no Brazil il terá mais importância ao se aproximar tão esperado evento, nem os discos do Chico, nem as crônicas e contos da Adélia (Prado), nem as grades (programações) da tv...Tudo, tudo mesmo será em torno dos craques e da redonda (a bola e a Skol). Área importante será a da segurança pública, espero que a polícia fique mais esperta, mas qualquer coisa chama o Capitão Nascimento que ele resolve (Caveira meu Comandante ;); Outra coisa de se vê, será os períodos de chuvas e trânsito caótico nas grandes cidades (hora, então, da população fazer sua cota de sacrifícios né?), ganha uma copa de presente e quer só ficar sentado esperando a hora de levantar o caneco!
Poxa, mais de lascar mesmo serão as opções de narradores esportivos! O Galvão então vai dar um golpe de Estado e eleger algum Ronaldinhoooooo do momento pra Presidente do Brazil il il. É espero que o sonho não acabe e apareça algum Francês caneludo e com cara de deboche pra zuar a gente, Salve Salve Ó meu Brazil il il.

outubro 27, 2007

Toda Minha Vida Em 60 Segundos ;D

Acordar de manhã e ver o concreto das paredes do meu quarto, pensar em frações de milésimos de segundos qual a melhor direção a seguir, respirar profundamente, repetir pra mim mesma que tudo dará certo, é a minha forma de Orar, levantar, lavar o rosto, tomar um banho, café enquanto vejo parte do jornal, me despedir de qm tiver acordado, partir, sem saber o que me espera; mas esperando e confiando q sairá tudo a contento. Trabalho, stress do trabalho, trabalhar com gente é complicado, pensar em algo prazeroso, se encher de esperanças, toca o sinal, uffa te q fim. No mundo adulto e responsável, encarar adolescentes míopes às vezes dói n´alma, mas tudo bem eles são legais comigo, sei que um dia o sermão fará sentido. Largar, caminhar, eu aproveito e penso na vida (minha, dos outros) traço as metas, penso nas pessoas importantes da minha vida – canso um pouco, são muitas, nem vou citar!- importante dizer e fazer, palavras e atos que possam deixar as pessoas que amamos mais felizes, replanejo. Chegar em casa, meu porto preferido, atracar, almoçar, ler, NET, blogs em especial (adoro uma novidade=sou curiosa mermo e daí?!). Pausa preparar material pra aulas, ligar pra Keila ou João, saber como estão às coisas no Estado. Bainho, lanche. Amigos imaginários (ta bom, num tenho mais idade pra isso, mas conservo eles assim mesmo) converso, escuto, sou escutada...Caí a noite, um pouco de tv, jornal, novela, Net de novo, blogs de novo. Falar com tia Tolaya (é assim que a chamo=Soraya que é o nome verdadeiro), falar com minhas 2 mães a de verdade e a que me adotou. Conversar com alunos, saber os babados, dar conselhos, quebrar o pau. Descansar, fazer check in na bolsa para mais um dia pesado. Anexar às notas, nas pastas dos alunos. Rezar, pensar (penso muitoooo-mente a mil por hora), chega o sono...Acaba o dia. 60 Segundos? Einstain tinha razão, o tempo é RELATIVO.
Fonte inspiradora: CPM 22
Composição: Wally e Rodrigo Koala
Me sinto só,
Mas quem é que nunca se sentiu assim
Procurando um caminho pra seguir,
Uma direção - respostas
Um minuto para o fim do mundo,
Toda sua vida em 60 segundos
Uma volta no ponteiro do relógio pra viver
O tempo corre contra mim, sempre foi assim e sempre vai ser
Vivendo apenas pra vencer a falta que me faz você
De olhos fechados eu tento esconder a dor agora
Por favor entenda, eu preciso ir embora porque
Quando estou com você
Sinto meu mundo acabar,perco o chão sob os meus pés
Me falta o ar pra respirar
E só de pensar em te perder por um segundo,
Eu sei que isso é o fim do mundo
Volto o relógio para trás tentando adiar o fim,
Tentando esconder o medo de te perder quando me sinto assim
De olhos fechados eu tento enganar meu coração
Fugir pra outro lugar em uma outra direção porque
Quando estou com você
Sinto meu mundo acabar
Perco o chão sobre os meus pés
Me falta o ar pra respirar
E só de pensar em te perder por um segundo
Eu sei que isso é o fim do mundo(Bis)
Eu sei que isso é o fim do mundoEu sei que isso é o fim...(Bis)
Eu sei que isso é o fim do mundo!

outubro 25, 2007

Mó Responsa /o/

Eu nunca tive tantos alunos (faixa etária entre 13, 16 e 17 anos) “começando a formar” uma família. O mais estranho é que essa galerinha sem noção não tem a menor responsabilidade, e não estou falando somente do sexo inseguro (sem camisinha), mas também do que vem a ser cuidar, educar e proteger um filho. Apesar do fato não tenho a mínima dor na consciência por que sempre conversei abertamente com eles e elas sobre tudo no que se refere ao sexo, preservativos e tal e coisa.
Então me pergunto: - O que esses jovens tem na cabeça? E eu mesma respondo com uma frase que expressa a realidade dos fatos: São jovens com a cabeça muito cheia de nada!! Isso mesmo, falei sem medo, são ocos, não que os acidentes não aconteçam, mas nenhum deles é parente do Super-Homem, ou seja, não são de aço e assim não correm o menor risco de rasgarem uma camisinha.
É o famoso “To nem aí pra nada” A exclamação fica por minha conta !!! Ainda tem um outro motivo, essa geração que citei acima é muito mais acomodada do que a minha ou as anteriores a minha, tudo ocorre sem planejamento. Além do mais eles e elas se dizem e com muito orgulho que são VASP (Vagabundos Assumidos Sustentados pelos Pais) e alguns chegam a dizer que gostariam da dependência vitalícia, poxa, fico chocada, nada contra morar com mammas e pappas, até o final da vida se você quiser ou tiver saco ou querer pedir permissão pra eles (os pais), mas não colaborar com sua própria vida , não buscar ter o mínimo de independência, aí é pau!!!
Isso lógico não depende da geração ou do meio social somente, já que há pessoas da minha idade ou mais velhas que são verdadeiras porras loucas. Não sou careta não, é bom ir avisando, tenho amigo homem, amigo gay, amigo flex e o mesmo para as meninas (algumas amigas, flex, gay e heteros). Mas nada se compara a essa geração que ta deixando de curtir e acelerando uma responsabilidade que na maioria das vezes não conseguirá arcar. QUE RESPONSA, HEIM?

outubro 22, 2007

Fragmentos

Envelhecer: quando envelhecemos parece o fim do mundo, o telefone não toca tantas vezes, pelo menos não para cairmos na gandaia. Aí entramos na fase da consultoria, conselheira, psicóloga, juíza e para piorar nós achamos que podemos e devemos absorver e resolver todos os problemas do mundo. É senhoras e senhores, gatos e gatas, nós nos SABOTAMOS, é uma espécie de auto-imagem super hiper mega crítica que criamos de nós mesmas. Mas envelhecer também tem suas vantagens, nós mulheres ficamos mais interessantes ao menos aos olhos dos homens mais jovens, o que de certa forma pode nos dar um up grade bastante interessante rsrsrsrs, deu pra entender né?! E como os opostos se atraem cientificamente falando fica quase irresistível recusar, talvez o interesse dos rapazes mais novos em relação a nós seja justamente o fato de que nós temos a cabeça e eles entram com o físico, e o mesmo digo de nós em relação a eles, com um diferencial, não é o físico que mais nos atrai, mas sim a possibilidade da aventura, deles não saberem ainda fazer os joguinhos que os homens da nossa idade fazem com primazia rsrsrs nunca dá certo tadinhos! A gente é que finge muito bem rsrs. Aliais, o universo paralelo das mulheres é incrível, pois reparamos, sentimos, escutamos em diferentes épocas da vida de uma forma muito mais intensa do que eles, e o que eu tô falando não é guerra dos sexos não é a mais pura análise, constatação e verdade.
A Parábola do Homem Rico Lucas 12; versículo 13-21: Hoje foi o dia da tortura (apertar o aparelho ortodôntico), como sai do trabalho muito cedo (isso é relativo), pois saí as 12:30 hs e o atendimento só seria as 14:00 hs. Mais uma vez falo na palavra envelhecer, pois quando começa nossa fase “velha” ficamos como um bando de Romários! Não entendeu? Eu explico: o Romário não perde o tempo dele correndo o campo todo pra marcar o gol, ele fica lá na banheira (embaixo do gol, esperando a bola passar perto), e eu segui seus ensinamentos, pois não ia voltar pra casa pra depois ir novamente pro consultório. Resolvi parar num quiosque da praça da matriz e tomar água de coco (no meu caso foram 2 águas de coco ;) é que o calor tava grande e os cocos eram pequenos, pois resolvi que vou fechar a boca. Bom quem me atendeu foi um “velhinho” chamado Cecílio, mas que todos os freqüentadores do quiosque chamam de Cícero - tudo a ver né? Enquanto eu matava minha sede e pensava na hora do terror ele começou a contar pra mim a parábola do homem rico. Como diz a Fábia, se eu fosse nova nem ficava junto, por que gente nova só tem tempo pra patotinha e pra zuação, ela num disse bem isso, mas como somos siamesas, interpretei assim ;) Aí fiquei ouvindo a parábola que dizia que as pessoas tinham que dar um pouco de si para os outros e a proporção que seu Cícero falava, pensei: poxa eu realmente envelheci, não apenas isso eu sou diferente da média pois ouvi toda a parábola e num foi sacal não foi até bem legal, deu pra aliviar a tortura que se seguiria. Figuraça esse seu Cícero. Como hoje era meu dia a ortodontista que me atendeu ficava apertando meus dreds (troçinhos q machucam a boca) e cantando hinos evangélicos, fala sério só eu mesma pra passar por essas situações.

A Verve Jornalística

To levando muito a sério esse troço de Comunicação, e de ter primas com Blogs (a Flavia Roberta-cobracomasa- pelo lado da minha mãe; e a Cláudia Fernanda-releituradavida- pela família do meu pai), além disso a Flávia é jornalista, a Fábia Adriana é jornalista e minha siamesa e colaboradora direta (só vive me dando esporro por que atraso as postagens) e a Fabrícia Lahis que além de ta estudando jornalismo ainda faz psicologia, e vive analisando o povo e talvez se junte com a Fábia e a Flávia pra criticar minha preguiça de escrever. É isso foi à introdução, o título é que é nóia, pois eu agora dei pra andar de bloquinho em mãos para anotar os causos pitorescos, redigir previamente o que vou escrever e até registrar as idéias de imagens, diga mesmo se to normal? Ainda bem, que o Caetano meu amigo, disse certa vez que de “perto ninguém é normal”. Aviso aos Navegantes Vou abrir concurso público para paisagista e arquiteta, no entanto as provas de titulação aceitarão os diplomas também do povo que fez jornalismo;) Ta ouvindo né Bi. Em vez de tacar o pau na gata, me ajuda a aguar o meu o seu o nosso jardim.

Siamesas rsrsrs :) ;)

outubro 13, 2007

Paulo...Eterno :)

Saudades grandes vou sentir do Paulo Autran, apesar de nunca ter visto suas peças, mas como alguém já disse não é preciso estar com um gênio para sentir o peso de sua obra. O Paulo era ateu diferente de mim, mas não vou contrariá-lo falando que ele deve ir pro Céu, no entanto o paraíso deve estar a sua espera, e deve ser um paraíso em forma de tablado, com longas e espessas cortinas vermelhas, e com milhares de poltronas confortáveis, onde o Paulo dirá textos que parecerão escritos por ele mesmo...Era o que ele fazia aqui, que Hamlet que nada, que Skaspeare os textos pareciam brotar da boca do ator desvairado que ele era em cena.
Dito isso, entendo agora o choro desesperado da colega Tônia Carreiro, da Fernandona (Montenegro) e do brilhante e emocionado discurso do Jucá de Oliveira, todos rendendo homenagens ao mestre, ao pioneiro, ao abre-alas.
Portanto, feliz de mim conteporânea de uma geração mágica, apesar de mais velha que a minha geração, deram-nos grandes ensinamentos, do acredite, busque e concretize.
O pano baixou Paulo...Para que você continue brilhando lá no paraíso.
Obrigada.

Agradecimentos a Mamma (Cláudia Valéria) pela sugestão do post.