novembro 12, 2007

Observação: A vida não é pra Qualquer Um!

Sempre que eu olho para trás e lembro-me da adolescência, percebo o quanto os jovens de hoje perdem por não dar valor a certos princípios chatérrimos, como é o caso da Educação (informal, a que vem de casa). Amigos meus, que são professores da rede estadual de ensino, narraram-me um fato q fiquei chapada: - disseram eles que os alunos do ensino médio dos turnos vespertinos (manhã e tarde), fizeram guerra com a merenda, isso mesmo vc ta lendo corretamente!! Atiraram comida (pão) e a bebida (leite) uns nos outros. Ridículo né? È sim tb acho, enquanto meio mundo passa fome ou sérias dificuldades, esses boçais que na realidade vez por outra também não têm nem o que comer ou estão a centímetros da fome, se dão ao luxo de estragar comida. O caso foi tão cotidianamente bizarro que ainda não se pensou nas providências!
Outro fato, e esse eu presenciei adolescentes que não param nem por um segundo, pra entender como é a vida, na real, imagina a cena que eu vou descrever agora: um palestrante tecendo importantes comentários sobre dependentes químicos de todos os tipos (drogas lícitas e ilícitas) e praticamente tendo de se esguelar para se fazer ouvir e para q tivesse todos os olhos voltados para as descrições no mínimo dramáticas, enquanto um monte de sem noção ficava rindo (não sei de que), cochichando sem se importar com os ruídos q a todo o momento atrapalhavam a fala do cidadão, a ponto dele muito educadamente chamar os adolescentes sem noção de mal educados.
No meu tempo (com todo o orgulho da minha geração) vocês não viam isso ocorrer, era um povo mais respeitoso, com limites, e principalmente com senso de ridículo.
Ainda bem, que tem o outro lado, adolescentes que sabem se portar, que se organiza que tem coragem de parecer careta, antigo, ultrapassado, com esses me identifico mais, a esses cidadãos a Luz dos Olhos.

2 comentários:

Cobra com Asa disse...

Infelizmente já sou da época em que essa falta de educação virou regra, e tratar mal os outros era motivo de orgulho... Mas como nós já falamos, muito aí é culpa dos pais, que não reprimem e muitas vezes estimulam esse comportamento>

Fàbia Adriana Vieira disse...

triste edegradante! nma escola em que trabalho temas cameras que flagram coisa tão estupidas que dá vergonha de chamar os pais pra ver. Pais, que deveriam ser os primeiros educadores, transferem esta função ás escolas,logo estas que deveriam ser responsaveis apenas pela educação Formal, por assim dizer. Pois agora que eles vejam o resultado e literalmente paguem por ele!!!