abril 07, 2008

A Chegada da “Nova” Corte

O Brasil tava a perigo, praticamente suas divisas culturais estavam, quase todas caindo pelo ralo, quando mandaram vir uma rapaziada da pesada, digo uma corte luxuosa, com arranjadores, poetas, músicos, cantores, compositores, enfim, uma galera massa. Onde eles desembarcaram? Bom, como quase tudo culturalmente estabelecido, reflete-se no Rio de Janeiro; foi lá que a Nau chegou! Diz à lenda que a corte chegou, mais ou menos em meados de 1983, sério? É, foi nessa data mesmo, que na minha modesta opinião “apareceu” a melhor VOZ da Corte!No entanto a VOZ só seria conhecida muito tempo depois. Desembarcou da nau uma galera generosa e bem profissional que já vinha rodando as praças culturais há muito tempo e que, na bagagem traziam muito Chorinho, Sambas e Músicas de harmonias sofisticadas. E eu onde estava nessa hora? Provavelmente, ocupadíssima, preparando alguma prova científica para algum aluno desavisado, mas da janela do meu sobrado, vislumbrei as peças raras chegando! Bom, em primeiro plano, eu vislumbrei a mãe de todos: a Rainha Cristina das Holandas e seu irmão, o Príncipe Paulinho com uma linda Viola. E lógico que essa família muito animada, chegou ao lado de seus fidalgos: os Duques Maurício, a Condessa Luciana que logo trataram de encomendar uma linda morada para a filharada da Rainha, uma certa escola para que as crianças pudessem se formar, batizada de Escola Portátil de Música e o estrategista Naval, o Senhor: Paulo César de terras dos Pinheiros, batendo forte no juízo musical dessa gurizada, pronto! Estava estabelecida a era dos arrojos musicais. Claro, não se iludam, eles tiveram muito trabalho depois de aportar por essas terras de Santa Cruz! Os nativos se debatiam em rituais hipnóticos de péssima condição sonora, que aos meus tímpanos, parecia a sucursal do inferno! Eu, que já convivia com essa corte desde muito tempo, (sempre ouvi suas histórias além mar), achava que sempre se podia dar uma forçinha pros proletários inocentes que viviam tão somente de bater cabeça. Mas, ora por outra eu desanimava, era como se ninguém da minha idade ou próxima a ela, gostasse do mesmo gosto que eu. Eu sabia, e sentia a necessidade de gente nova gostando de coisas “velhas”, porém atuais. Mas eu não tinha e nem tenho contato direto com a Corte mais madura, só filosoficamente, o que não bastaria para tanto, trocar idéias quero dizer. Foi então, que os filhos da Rainha Cristina, cresceram e para meu espanto, gostavam das mesmas coisas que eu, e ainda se reuniam para enfeitar as tardes de Domingo, na ilha de Paquetá bem em frente a um Terreiro Grande, além disso, seus filhos começaram a aventurar-se na Terra de Santa Cruz, cantando nas tabernas ou na Praça de São Sebastião. “Seus filhos erravam cegos pelos continentes levavam pedras como penitentes, erguendo estranhas catedrais” daí notei que o ciclo das coisas realmente são verdadeiros. Comecei a prestar a maior atenção em nomes como: Gabriela, Muiza, Manu, Luis, Edu, enfim foram vários filhos da Corte (se vocês sentirem necessidade de se informar mais, favor linkar os spaces, ouvir e descobrir a vontade ;D), e que se modernizaram e se juntaram para dar alívio a essa gente! Novas tecnologias foram aplicadas às técnicas vocais e instrumentais dessa filharada, modernos sistemas de comunicação foram elaborados e com alguns deles podemos até encontrar ecos das nossas angústias e vez por outra trocar idéias, “e eu tão descrente desse mundo, descobri o que é felicidade, meu amor”. Segue abaixo, alguns links para que vocês possam ter a mesma sensação de plenitude e continuidade que eu tenho: Gabriela Buarque: http://www.myspace.com/gabrielabuarque (A VOZ, a partir do momento em que eu a descobri, passou a ser a minha Cantora Favorita) Muiza Adnet: http://www.myspace.com/muizaadnet Manu Santos: http://www.myspace.com/manusantoss Luis Barcelos: http://www.myspace.com/bandolimluisbarcelos Edu Kneip: http://www.myspace.com/edukneip
Escola Portátil de Música: http://www.escolaportatil.com.br/
Terreiro Grande ou uma Reunião de Amigos: http://www.terreiro-grande.blogspot.com

3 comentários:

Fàbia Adriana Vieira disse...

Sissi, aproveita que ta ain no banco do teu jardim e dá uma olhada no meu manual...
bjs

Hércules Frota disse...

Passando para deixar um abraço fraternal!

Fàbia Adriana Vieira disse...

Ta vendo ai outra cois que a gente tm em comum: nos falamos com escritores, poetas, musicos...eu particularmente sou unha e carne com o Mário Quintana... ja notou né!!!!