julho 01, 2010

Eu sou Neguinha?

As vezes me pergunto se eu não seria um placebo de menina; garota; mulher! Sabe as conversas entre meninas, que falam sobre certos tipos de tecidos, como organdi, cambraia, brincos de stress ou algo do gênero? Pois é, nunca fui afim desses papos, não entendo...E modelos de roupas então, sai pra lá não entendo mesmo, nunca tive paciência pra conversar com costureiras ou ficar horas numa loja cogitando possibilidades. Sempre gostei de brincadeiras ditas de meninos! As Barbies nunca me fizeram falta, mais por um lado isso foi positivo para as finanças da família, nunca aperriei pra ter aqueles bêbes que choravam, piscavam olhinhos, faziam sujeiras nas fraldas...uma criança econômica não!

Mas se me dessem uma bola eu ia longe...Os meninos me disputavam as tapas, por que eu era a única menina da rua que sabia driblar e fazer gols, além de entender de impedimentos, ou seja, uma verdadeira moleca! A ponto de alguns parentes me coibirem, dizendo que eu tava mais pra menino do que pra menina. Sempre fui uma estranha para as minhas amiguinhas vaidosas, para suas mães e de certa forma para minha família. Faltou compreensão por parte deles, e pensar que hoje as mães levam ou buscam as filhas das escolinhas de futebol! No meu tempo, ou se era menina ou menino, acho que eu era andrógena rsrsrs.

Longe de mim, se tiver uma filha repudiar um talento que vem de dentro, uma habilidade motora e de tática que é pouco comum em certos individuos, independente do sexo! Ou melhor da sexualidade, não é por uma menina ser um moleque completo que ela não será atraente aos olhos dos homens, ou por ela ser menos vaidosa do que a maioria esmagadora das amigas, o problema aqui é do conceito antes mesmo do conceito escancarado! Isso, preconceito que em pleno 2010 ainda é passivel de se ver, se for estético então, danou-se! Exemplo, poderia uma garota cortar os cabelos bem curtinhos e não ser olhada dos pés a cabeça, ou pior que isso, alguém simplesmente fazer aquele comentário infeliz: "é tá tão curtinho, tá bom de você alisar pra quando ele for crescendo, ai sim você dá uma escova toda semana" Escova toda semana? Alguém sabe como é bom lavar os cabelos com certa frequencia, não estar afim de um troço quente fazendo barulho no seu "pé do ouvido" e nem querer curtir as fofoquinhas do salão de seu cabelereiro?

Se você sabe, me entende e concorda comigo, fundemos então a comunidade que só anda de rasteira, nada de saltos, tenho labirintite e afinal os saltos são desconfortavéis não entendo quem diz o contrário! Se você é assim como eu alternativa, mais se acha capaz de seduzir o Superman, parabéns você tenta ser uma mulher do século 21.

Gal Costa
Composição: (Pereira da Costa/Milton Villela)


Teco, teco, teco, teco, teco
Na bola de gude era o meu viver
Quando criança no meio da garotada
Com a sacola do lado
Só jogava p’rá valer
Não fazia roupa de boneca nem tão pouco convivia
Com as garotas do meu bairro que era natural
Subia em postes, soltava papagaio
Até meus quatorze anos era esse meu mal


Com a mania de garota folgazã
Em toda parte que passava
Encontrava um fã
Quando havia festa na capela do lugar
Era a primeira a ser chamada para ir cantar
Assim vivendo eu vi meu nome ser falado
Em todo canto, em todo lado
Até com quem nunca me viu
E hoje a minha grande alegria
É cantar com cortesia
Para o povo do brasil




5 comentários:

Unknown disse...

Poxaaa Delia!! Como comentar o que estava pensando se mais abaixo você tascou a letra da música? rsrs

Mas tudo bem, pois acredito que todos que lerem, antes de chegar lá vão lembrar logo do: “teco teco teço teco na bola de gude era o meu viver”. rsrs.

Sim, porque também foi o meu viver e de muitas outras meninas, independentes de terem mantido estes gostos ou decidirem pelas Barbies e laços de fita, o importante é ser feliz e saber ser mulher na essência, independente do salto alto ou da sandália rasteira, conquistando não só o seu Superman, mas o seu espaço e porque não, o mundo.

Adelia Campelo disse...

VALEU MAMMA! DEPOIS DESSA ASSUMIDA DE POSIÇÕES, VAMOS EM FRENTE. VAMOS PRO RIO EM 2014 QUERO VER A FINAL DA COPA?

BJÃO.

Mariana Pereira disse...

É as conversinhas de salão acho que é a tortura mór de tudo isso, eita ambiente coercivo. Uma vez eu fui fazer um relaxamento, aí a mulher cismou de esticar meu cabelo pra eu manter com a maldita escova, aí eu me defendi dizendo: - Péra lá, eu gosto dele volumoso. As moscas mortas ficaram me olhando com uma cara de quem nem na próxima encarnação seriam capazes de compreender o que é isso. Bom mesmo é ser uma mulher autosustentável, hoje eu tõ nessa.Bom partilhar isso contigo. Beijo.

Adelia Campelo disse...

Valeu querida Mariana! To com vc e nao abro. E vc tem razao, alisar se no fundo, no fundo a raiz nao e assim de origem, sai pa la rsrs. Bjao.

Fàbia Adriana Vieira disse...

nada mais feminino que ser assim, mulher do jeito que se é!
ser mulher é isso: é saber ser e poder escolher como se quer ser.
Parabéns para nós, mulheres deste e do rpoximo século!