janeiro 25, 2008

Na Primeira Pessoa :P

Sempre tentei fugir dessa característica, narrar os fatos, causos e tals na primeira pessoa, obvio que nunca consegui, até mesmo pra contar uma situação, tenho de inventar uma personagem, pois só dessa forma me sinto a vontade para narrar o ocorrido. Tormento este, que me rendia alguns probleminhas no tempo de colégio, pois o professor de Redação, pegava no meu pé, o danado tinha verve de escritor e queria que eu exercitasse todas as pessoas do discurso. Era esse “louco” também, que nos fazia enxergar um mundo novo, porque mais do que ler, ele nos fazia escrever, e muitas vezes, burlava até as regras da escola, nos passando literatura contrária ao perfil, então vigente na escola... E claro, que também, ele fazia com que nós caprichássemos no vocabulário, isso sem contar as histórias sem pé nem cabeça, mas ele achava o máximo e nos incentivava, além de insistir que tínhamos de fazer teatro, artes plásticas e tal. Talvez, por isso, decidi escrever num Blog, por que dizem que é o melhor lugar pra se falar de si mesmo rsrs, não chego a ser tímida, mais não sou nenhuma exibicionista e sinceramente nunca gostei de entrar em um local e ser olhada; sempre gostei de entrar e sair sem ser percebida, por que mais do que escrever eu gosto é de observar ;) Tempos depois revisitei esse professor no filme Sociedade dos Poetas Mortos e um pouco no Sorriso de Monalisa, filmes maravilhosos que mostrava toda a importância das relações sociais e humanas e o quanto se interessar por gente e praticamente, “construí-los” é lindo. Claro, depois ele acabou se interessando, se conformando e aceitando minha narrativa do jeito que era. Seu nome? Por incrível que pareça, chamava-se Vinicius de Morais (não o Poeta), mas com certeza, um grande Camarada.

3 comentários:

Hércules Frota disse...

Adélia, mestres assim como o seu ex-professor de literatura são mesmo marcantes. Também tive os meus. Ganharam um louvor eterno de minha parte como melhor forma de reconhecê-los: trato-os com um respeito de conotações sagradas. Penso que vc faz muito bem em escrever num blog, isso é uma forma de se comunicar com os outros e consigo mesma pois, na medida em que vc vai escrevendo vc vai se conhecendo, devassando os recônditos do seu caráter. Cada postagem não é uma missiva refletida? Claro que sim. No mais, bom feriado a vc e um abraço fraternal do leitor do jardim e amigo de sempre.

Mariana Pereira disse...

Ah,eu acho que vc se está se saindo muito bem,particularmente.Pra sua informação,acho que muita gente fez um blog pra fins terapêuticos.Eu estou trabalhando me expor, expor minha vida de outra forma,por que orkut,eu não posso.o blog pra mim é o tratamento pra minha orkutcária(rs).Um dia a gente chega lá.
beijinho
Mari

Fàbia Adriana Vieira disse...

Sabe que eu resolvi ser jornalista por causa de meu prof de Redação da 7a série...
Ha uns cinco anos, quando voltei a Botucatu, fui no colegio agradece-lo, mas ele ja havia se aposentado e não morava mais por lá. O nome dele é Dercio.
Assim que entrei na universidade a professora de Portugues I quase me fez desistir do curso dizendo que meu texto era ... ruim!!! Grande professora!!!!!!!
Ao Prof, Dercio o eterno agradecimneto de quem poderia ser uma advogada frustrada!
Pra ela, meu eterno lamento!!!!