setembro 29, 2009

A "Terra Prometida"

Falta pouco para sala nova ganhar novos habitantes, que há muito esperavam pelo pedaçinho de "Terra Prometida", lá espera-se que os projetos tomem forma, sejam "executáveis" e que se ampliem para a vida!
Se me perguntarem qual meu projeto de vida? Tenho pouco a dizer, mas muito o que fazer, já que escolhi percorrer caminhos com amigos e em conjunto, com ideias e ideais afinados...ainda acredito na parábola da Terra Prometida, a minha no caso é menos bíblica, mas mesmo assim traz consigo os preceitos de união e comunhão com meus semelhantes.
Amanhã será um novo dia, o dia em que de uma forma ou de outra, com facilidades ou sacrificios, os sonhos começam a ser construídos...que a minha vivência e crença no ser humano seja de esperança, confiança e da criação de um caminho conjunto.
Amanhã
Composição: Guilherme Arantes
Amanhã!
Será um lindo dia
Da mais louca alegria
Que se possa imaginar
Amanhã!
Redobrada a força
Prá cima que não cessa
Há de vingar
Amanhã!
Mais nenhum mistério
Acima do ilusório
O astro rei vai brilhar
Amanhã!
A luminosidade
Alheia a qualquer vontade
Há de imperar!
Há de imperar!
Amanhã!
Está toda a esperança
Por menor que pareça
Existe e é prá vicejar
Amanhã!
Apesar de hoje
Será a estrada que surge
Prá se trilhar
Amanhã!
Mesmo que uns não queiram
Será de outros que esperam
Ver o dia raiar
Amanhã!
Ódios aplacados
Temores abrandados
Será pleno!
Será pleno!

setembro 26, 2009

Logradouro-Paraíba, Brasil

Bem recentemente viajei para uma pequena cidade do interior da Paraíba, chamada Logradouro e literalmente voltei a infância, sobretudo por que fui com pessoas queridas-minha segunda família- acho que posso chamar assim!
A viajem foi de carro, ´saindo de Pernambuco e passando por diversas cidadezinhas antes do destino final! Na ida, somente expectativas, de quem você vai encontrar; se vai ser bom ou não! Certo falar que eu me encantei pela cidadezinha, no diminutivo mesmo, aconchegante, tive a certeza do por que gosto tanto de interior e principalmente de sua gente.
O certo é que encontrei muito mais do que fui buscar, laços indissóluveis, lembranças de outras epócas, de coisas ou pessoas que não estão mais por ai...mas, foi voltando de Logradouro que a ficha caiu, num cantinho do carro, dando Graças a DEUS da escuridão da noite, para minimizar as lágrimas que teimavam em escorrer rosto abaixo, um choro discreto, como sua dona e que pelo cheiro de moenda de cana-de-açucar, me trouxe novamente o cheiro da despedida...carregado de emoções fortes e de sempre desejar o melhor para pessoas especiais.
Gosto, é de gente, isso também é inegável; gente ainda me comove, me faz ter esperança e sentir que nesse mundo sempre há gente igual a gente! Acolhedora, amorosa, amistosa, agradável, admirável, enfim uma doce cidadezinha do interior...onde, o diminutivo é apenas uma forma de carinho e quem sabe de querer voltar pra sentir tudo de novo!
A SAUDADE A saudade é o que faz as coisas pararemno Tempo. Mario Quintana (Mario Quintana - Poesia Completa Preparativos de Viagemp. 773)

agosto 31, 2009

Há de se Ver o Encanto das Coisas!

Há de se ver mesmo?... Sim, há, mas é uma dádiva que vem programada no DNA de poucos! Mesmo sendo uma estudiosa das Ciências (por profissão e curiosidade), começo a duvidar da Teoria Bipolar, que diz que sempre temos altos e baixos e que temos a tendência de pareçer com aquela yena do desenho animado (óh céus, óh vida, óh azar).
Vamos acabar com essa tristeza e melancolia desastrosas à saúde de qualquer ser que a priore nasceu feliz e que por motivos externos deixou sua autoestima despencar frente as chatiçes do mundo. Vamos aprender a nos poupar, a poupar nossas células da oxidação ou se preferir menos científico- do envelhecimento precoce- vamos animar o coreto, e realmente observar o mundo a nossa volta sem redondilhas, sem lentes opacas...enfim, vamos ser felizes. Pra isso, claro não precisamos pintar o mundo de cor de rosa, os problemas reais existem, e é isso, os problemas reais, não precisamos arranjar mais nehum...de complicada basta a vida; deixemo-na mais leve.
Carpediem enquanto temos coragem, saúde e honestidade!

julho 03, 2009

Navegar é preciso!

Sim...viagem a vista! Tem melhor paisagem? Tudo o que eu mais gosto de fazer na vida: amigos, mesmo que de um tempo breve; e colecionar paisagens na retina e no coração. Paraíba logo a frente! apresentando trabalho em congresso e aproveitando minha porção turista em uma terra que já passei perto, mais que ainda não pude gritar: Terra a vista! A minha curiosidade anda em alta, pois todos os meus amigos que conheçem a Paraíba, falam dela com carinho, ou melhor, declarações apaixonadas a capital que segundo eles, é ideal pra se viver; sim viver, traduzindo, tudo aquilo que você faz com vontade extrema, seja pra se divertir, pra contemplar, pra de alguma forma se fazer presente na história desse lugar. Se conheço bem, minha personalidade, que é tão afim de ir ao encontro de sensações lindas e marcantes, de ante mão já digo: vou me apaixonar pela Paraíba, espero trazer de lá o que nunca mais eu ouse esqueçer. Sim...os amigos sempre me movem, caminho bom pra mim é aquele em que andamos juntos com pessoas queridas, descobrindo o bom humor alheio e eternizando os momentos...isso sim é caminho. Domingo dia 5 de julho estarei em trânsito, "navegando" como falou o poeta...Novidades a vista.

maio 19, 2009

Trabalho Aceito \o/

Pois é...Congressista e apresentadora de trabalho científico no Encontro de Pesquisadores em Educação do Norte/Nordeste (EPENN)...
Foi barra fazer o trabalho com o prazo estourando, encarar os "incentivos" das pessoas que tem o dom de te botar pra baixo, mas valeu a pena as águas bentas, as orações e a calma de sempre pra entender que o que é nosso não tem bruxaria que disfoque!
Eu e meu parceiro-professor-pesquisador Pedro estamos felizes pelas escolhas que fizemos, por quem resolvemos botar em campo pra marcar esse gol com a gente! O Pessoa já citou certa vez que quando a alma não é pequena tudo vale a pena!
Valeu mesmo! A todos que nos incentivaram na caminhada e que norteiam nossas personalidades de pesquisadores inquietos...vamos adiante sempre, nem que pra isso tenhámos que nos blindar sob carapaça metálica e cheia de boas referências de vida.
O caminho é longo, mais a estrada só é deserta se você quiser.
Paraíba...ai vamos nós!
Bjão Pedro!

março 15, 2009

A Princesa Encantada

Em um Reino distante e quente de uma capital nordestina, habitada por uma Princesa Encantada e descolada que tem um sorriso espetacular que chega à frente antes mesmo dela chegar!... A Princesa caçula de uma família de outras duas Princesas! Mas que no fim das contas, ainda guarda um pouco da fragilidade de quando era a Pequena; sim, ela agora é maior que as outras duas, cresceu e apareceu...mais andou sentando no banco do Jardim e perguntando se uma certa Borboleta não gostaria de morar lá pelas bandas do Reino quente e distante! Nessa hora, percebi de alguma forma que a Princesa ainda não transformou-se em Borboleta; que ainda precisa ver, ouvir e analisar os sons que a vida tem! Não demora, e ela se acha em algum lugar perfumado e menos cheio de frustrações do que a vida que agora insiste em atropelar. Só para a Princesa saber, é assim para todas as Princesas que ainda não viraram Borboletas, a vida dói, mais um dia aprendemos que voar é a melhor sensação de se estar vivo, a busca pela felicidade tão intangível aos olhos mais certamente ao alcance do coração; de onde se sente na verdade, o pulsar da vida. A Você Brícia que ainda vai se descobrir e se despir de todos os casulos para sentir o frescor de reviver a cada manhã. Com carinho. A Borboleta sirsi-prima.

Haja Paciência!

“Ando down”! É o Cazuza já andou falando isso! Mais ele tava certíssimo, só não podia imaginar que seria a trilha sonora de qualquer Professor (com P maiúsculo); sim, por que nós os que queremos fazer alguma coisa de útil somos rechaçados pelos maiores interessados numa boa educação: sim, eles mesmos, os alunos (agora entendo a origem grega do nome= aqueles sem LUZ). Ir trabalhar nesse ofício de tentar dar jeito naquilo que aparentemente não tem, ta cada dia pior! Chega o domingo e a depressão já vai tomando conta. O que posso fazer? Não sei, acho mesmo que desaprendi a ouvir os palavrões que eles teimam em dizer de propósito para nos humilhar mesmo! Pura provocação. A solução, eu ainda não tenho, mais não perdi a esperança de encontrar, não para eles e sim para mim. Uma parcela dos colegas querem mudar de área e eu começo a querer me enquadrar nessa estatística sem o menor remorso acho principalmente que mais importante do que pensar no outro , é pensar na sua qualidade de vida primeiro, para depois poder fazer algo significativo para os outros, trocando em miúdos: cansei de dar murro em ponta de faca. Com certeza, essa crise vai de uma forma ou de várias outras me apontar a saída desse pesadelo e quando eu sair disso, pode apostar que o título será: Rir melhor quem rir por último! Rsrs. É isso aí, a vida como ela é, sem máscaras nem hipocrisias. “Até lá, vamos viver, temos muito ainda por fazer...não olhe pra trás...apenas começamos...o mundo começa agora!” Renato Russo.

março 07, 2009

Arrumando as Malas (parte I)

Quando Julho chegar estarei na Paraíba, a “trabalho” e a passeio. Com um roteiro todo especial produzido com esmero por meu amigo Pedro, um expert em roteiros turísticos e um andarilho por excelência! Na bagagem desde já, muita expectativa e esperança de aceitação de nossos trabalhos. Acho que essa parceria vai longe mesmo que nossas áreas de estudos sejam distintas! Mais lógico que demos um jeitinho de juntá-las. Essa viagem marcará planos maiores em nossas vidas andarilhas, que por enquanto não devem ser reveladas, mesmo por que, nesse roteiro ainda estamos trabalhando. Mais próxima a nossa empreitada, volto a falar das malas arrumadas e da alegria de levar na bagagem sentimentos nobres pela vida que temos. Até Mais.

O Que dos Outros Eu Quero em Mim!

Tem dias que você precisa de uma receita de bolos para encontrar um sentido pra vida! Para isso, é necessário escolher com propriedade as pessoas que te cercam. Começo a pensar que amigos mesmo, são poucos os escolhidos, os que podemos confiar, e os que antes de pensar neles pensam em nós! Existe amigo assim? Existe sim! Pessoas de Astral alto, de Inteligência apurada, de Valores e Integridade são as que busco todos os dias para estarem do meu lado. Alegria é outro ingrediente indispensável na minha seleção; alegria pela vida, pelo bem viver e conviver. É assim que é. Pessoas que são Agregadoras taí uma capacidade que me saltam aos olhos, aquelas pessoas que conhecem os caminhos da vida e mesmo que não estejam indo de encontro a ela (a Vida) se alegram e te posicionam pra achá-la . E pessoas que não se preocupam em ter e sim em Ser. Essas sim, com gosto eu coloco na minha lista primeira. E outros? Bem, os outros são aqueles apenas de figuração, os que eu não quero e não deixo se aproximarem muito de mim, somente o necessário. A todos os Amigos de Verdade a minha alegria de estar com vocês, de compartilhar uma vida com vocês e de aprender com vocês. Amo-os.

janeiro 31, 2009

Que Bom que existe o Quase!!

Costumamos relegar o QUASE para um lugar comum, algo que quase aconteceu, torna-se sinônimo de lástima, de coisas ruins, de algo contrário que deveria ser muito bom! Pois é! O QUASE é quase um atentado rsrs! Mas, o QUASE também pode tornar-se o dia em que você nasceu de novo! Tudo bem... Eu carrego na dramaticidade, é certo, pois hoje QUASE fui assaltada, porque QUASE?! Porque eu corri, reagir e ainda xinguei o larápio, que na minha opinião não precisou QUASE me roubar pra merecer, no caso dele esse substantivo tão adequado. Sim, eu sei reagir é burrice, mais também é humano, questão de sobrevivência de qualquer espécie ou categoria de trabalhadores que na hora H agem instintivamente porque não vão dar nada de mão beijada pra ninguém. Então essa foi minha odisséia, sai ilesa de algo que poderia culminar num dia triste pra poucas pessoas que conheço! Quanto ao seu Larapio ele vá cuidar de estudar pra garantir o sucesso em suas abordagens! DEUS sabe bem porque não seguir carreira militar, bastava uma arma pra eu fazê-lo ajoelhar-se diante de mim e humilhá-lo mais do que eu consegui! Falo sem a menor dor na consciência e sem querer ser hipócrita e falar da boa e velha ética já que sou Professora, a Ética e os Direitos Humanos em minha opinião só existem quando usadas com cidadãos, esses Larápios... Esses merecem sofrer toda a má sorte do Universo Infinito. É bem controverso esse sentimento de reagir ou não, já fui assaltada outras vezes e nunca reagir, mais hoje observando o imbecil que me abordou, não tive o que fazer, quando vi já estava feito. Para mim mesma e para quem ler esse Blog, continuarei dizendo: Não reajam, não vale a pena...Mas, na hora só DEUS sabe! Astrologicamente então sou Aquário duas vezes: 31 de Janeiro e 16 de Fevereiro. ;)

janeiro 15, 2009

Ponte Áerea: Brasil-Londres

Caro Heliomar, também visitei seu Blog, adorei os “causos” e adorei saber para que servem as toalhas! Assim como, gostei de tudo que vi...Apenas não conseguir postar comentários, olhei e remexi por todos os lados mais não encontrei onde postar. Se puder me indique como faço! Muito bom ter notícias de lugares que não conhecemos e se o lugar é Londres, então , pra lá de chiq!! Voltando as toalhas... Isso acontece mais do que podemos supor. É comum em hotéis por exemplo esbarrarmos em certas “tecnologias” que não dominamos, parece bobo, mais em algum momento a aprendizagem se faz no duro, temos que ralar pra descobrir por exemplo, como se abre uma torneira, para o simples prazer ou necessidade de lavarmos o rosto ou as mãos. Por isso gostei de seu bom humor na escrita, bem como descrito no seu perfil. Parabéns. Abração e fique em contato.

janeiro 08, 2009

Eu Queria ter uma BOMBAAAAAAAA...

Definitivamente eu não sou desse mundo! Pelo menos desse mundo calhorda! Só preciso encontrar um bom lugar e uma trupe generosa, alegre, boa gente, com pensamentos positivos, assim como eu, sem absolutamente nenhuma modéstia! Detesto gente burocrática; já que a burocracia é a irmã das humilhações! Por que o que é nosso de direito, fruto de nosso trabalho suado, tem, que imposto pelos calhordas ser tão depreciado? “E ainda por cima ouvir “coisas” do tipo:” mais você demorou!” Claro que demorei, veio final de semestre, veio as festas de fim de ano, e afinal de contas: O que é MEU ninguém Tasca! Ou pelo menos não deveria pensar em tascar. Alguém precisa avisar a esse povinho escroto e calhorda, que todo mundo tem direito a um dia de fúria e garanto que se eu for a jure ainda consigo me safar colocando a culpa “neles”! Minha porção CAZUZA anda muito afoita ultimamente, to chegando na boa idade, por que daqui pra frente: FODAM-SE OS OUTROS. Vou guardar o mel só para aqueles que merecem, quanto aos calhordas, esses sim, terão todo o meu FÈU. “Vamos pedir Piedade Senhor Piedade pra Essa gente Careta e Covarde...” (CAZUZA).

janeiro 05, 2009

Só as mães são felizes!

Cazuza-Só as mães são felizes É o livro que conta toda a trajetória familiar de um dos melhores Poetas da MPB (em minha opinião)... Mais do que isso, conta diversos dilemas de um amor de verdade! Cobramos tanto dos outros e de nós mesmos! Qual é a regra válida? Amar demais ou de menos? Saber que os sofrimentos virão e mesmo assim decidir que vai viver todo o turbilhão de emoções tendo um filho? E o sofrimento de toda uma vida para vê-lo e fazê-lo feliz para sempre?! Se há resposta? Existe sim, no entanto só o coração de cada um optará por uma vida sem sobressaltos ou uma vida com ação e “viagens”! Eu! O que eu penso? Tomarei emprestadas as palavras do mestre Jobim, quando o mesmo falou: “Eu ensinei meu filho a andar pra frente e o Michael Jackson o ensinou a caminhar para trás”. Traduzindo a licença poética do Tom Jobim, eu vejo assim: criamos nossos filhos para serem descentes, honestos, incapazes de fazer mal a qualquer pessoa, nem sempre atingiremos o objetivo de gerar criaturas, onde suas virtudes sejam maiores e seus defeitos poucos e que nenhum deles tornem-se fatais frente a outras pessoas. Portanto, se eu pudesse falar com a Lucinha Araújo (mãe do Cazuza), certamente eu diria que ela fez um bom trabalho, amou , educou, apoiou, discordou, reclamou, mas em momento nenhum se acovardou diante do que a vida e a vida dele reservou de trágico. Se valer um conselho, lá vai: “Feche os livros e vá Viver” (Pablo Neruda)