setembro 07, 2007

Dom Pedro I era bom aluno de redação !! :P

Sempre me ocorreu que os personagens históricos tinham a certeza que ficariam para posteridade: em gestos, atitudes ou palavras onde se falava apenas a norma culta da língua Portuguesa. Por que eu acho isso?! Simples...Se Dom Pedro I tinha certeza que ficaria para posteridade, ele ao se dirigir para as margens do Ipiranga resolveu lembrar-se de suas aulas de redação quando ainda garoto! O professor sempre lhe dizia: "Pedrinho, você deve manter a coesão e coerência dos seus textos, elaborando uma ou mais frases que expressem toda a ação desejada, isso o ajudará muito quando tiver que escrever seu s discursos". Dom Pedro pensou e agora: "Quem escrevia minhas redações pra escola era um criado letrado que cresceu junto comigo, subindo nas laranjeiras, mas que não tinha grana, então tinha mesmo que estudar. Mas esperem nós sempre brincavámos de realeza e degredado armados, então vou ver se lembro de algo para me safar", chegando as margens do Ipiranga, Dom Pedro viu q a chapa tava quente e que o bicho tava pegando. Resolveu então que seria naquele momento ou nunca que teria de sacar rapidinho uma frase que entrasse para a História, mas que mantivesse toda a coesão e coerências necessárias que caberiam a um ex-monarquista e servisse para um verdadeiro republicano.
Voltando aos dias de hoje , me pergunto: Que situação a de Dom Pedro heim? O que ele bradaria as margens do Ipiranga?
  • Nesse momento Dom Pedro infla o peito e grita: "O petróleo é nosso"! Corta. Essa não ficou legal!
  • Então quem sabe se eu bradar: "Abaixo o FMI", Droga não mesmo! E se tiver algum estrangeiro ouvindo!? Como farei depois pra pedir dimdim?!. Tenho de pensar rápido.
  • E se for: "Sai, sai da frente que o Brasil é chapa quente" Droga, não tem jeito tem de ser algo mais definitivo... É eu tentei!!
Então lá vai: "Independência ou Morte" ou "ficar a Pátria livre ou morrer pelo Brasil".
Moral da História:) Sempre leve em consideração o que seu Professor diz.
Parabéns Brasil, espero que um dia esse "Impávido Colosso" desperte do seu "Sono Profundo".

2 comentários:

Anônimo disse...

Ele poderia ainda ter gritado: vai que é tua...
Sei não, eu ainda acho que esta frase tão celebre foi soprada ou estava rascunhada em algum pedaço de papel... se bem que dizem que este papel foi exatamento o que faltou quando ele "processava seu ultimo desjejum"... Fábia

Cobra com Asa disse...

Eu vota na "Sai, sai da frente que o Brasil é chapa quente".. kkkkkkkkkkkkkkkkkk

E tu esqueceu daquela outra boooooa dele: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo q fico!" Digna de final de novela das 8h;)